A Obesidade e o Câncer

Data de publicação: 04/11/2020

Combater a obesidade não é apenas uma questão estética, mas muito mais importante, uma questão de saúde. Existem dezenas de doenças cuja incidência ou agravamento estão relacionados à obesidade. Hoje vamos falar um pouco sobre o câncer.

O câncer, seja qual for o órgão ou tecido afetado, causa medo ao paciente, não à toa. Essa doença é uma das principais causas de morte no mundo e, mesmo quando é possível tratar-se e curar-se, esse processo frequentemente é longo e penoso.

Um estudo realizado pela USP na última década aponta que pelo menos quatorze tipos de câncer estão diretamente relacionados com a obesidade e o sobrepeso. São eles de mama na pós-menopausa, o de cólon e reto, de útero, da vesícula biliar, do rim, fígado, ovário, próstata, mieloma múltiplo (células plasmáticas da medula óssea), esôfago, pâncreas, estômago e tireoide.

As causas podem ser variadas, mas é uma constante que o sobrepeso proporciona no corpo uma condição inflamatória crônica, que gera uma maior produção de insulina, maior produção de hormônios sexuais, alteração na microbiota intestinal, excesso de gordura abdominal, aumento de secreção de substâncias inflamatórias e desregulação da apoptose celular (morte natural programada).

Dr. Rodrigo Nankran – CRM 25825MG
www.nankran.com.br