Acalásia
Acalásia é um distúrbio do esôfago, que faz com que seja difícil comer e beber normalmente. O esôfago fica com sua extremidade inferior muito apertada e perde a capacidade de empurrar o alimento para o estômago de forma eficaz.
Os sintomas
Os sintomas da acalásia aparecem gradualmente. Ao longo do tempo, como o esôfago torna-se mais dilatado e mais fraco, podem aparecer esses sintomas:
Quando aparece a acalásia
A acalásia pode ocorrer em qualquer idade, mas se manifesta com maior frequência entre 30 e 60 anos. Acontece igualmente em homens e mulheres.
As causas são desconhecidas, mas podem ser relacionadas a:
Diagnóstico
Quando o médico suspeita de acalásia devido aos sinais e sintomas que apresenta, existem três exames para confirmar o diagnóstico:
Tratamento
Nenhum tratamento pode restaurar o movimento normal do esôfago, mas pode ajudar a aliviar os sintomas.
Esses são tratamentos comuns:
Complicações
Embora o paciente não possa prevenir a acalásia, o tratamento pode evitar complicações em longo prazo.
Possíveis complicações incluem:
Viver com Acalásia
Aqui estão algumas mudanças de estilo de vida que podem ajudar o paciente e viver melhor com acalásia:
O tratamento cirúrgico
Quando operar?
A cirurgia é indicada nos casos em que os tratamentos clínicos foram mal sucedidos, quando aparecem as complicações da doença ou quando o paciente não se dispõe a seguir as recomendações necessárias e tomar os remédios.
Como é feita a cirurgia?
A cirurgia é feita por videolaparoscopia com pequenos orifícios no abdômen ao invés de uma grande incisão. Desta forma, a dor pós-operatória é muito pequena e facilmente controlada com analgésicos comuns. A internação hospitalar é curta – geralmente um dia, e os riscos e as complicações são pequenos. O retorno ao trabalho ocorre geralmente em uma semana ( depende da profissão) e às atividades físicas em um mês. ( Atividades físicas leves em um mês, moderadas em dois meses e intensas em três meses – confira isso com o médico)
Riscos da Cirurgia
Como ocorre em qualquer procedimento cirúrgico, as complicações existem. Algumas delas possivelmente oriundas da cirurgia da acalásia podem incluir:
Orientações Gerais
Antes da cirurgia
Durante a cirurgia
A cirurgia é realizada em regime de internação hospitalar e é feita sob anestesia geral.
Geralmente, uma cirurgia de acalásia segue este processo:
Após a cirurgia
Em casa
Uma vez que você está em casa, é importante manter a ferida cirúrgica limpa e seca. O médico vai lhe dar instruções específicas para o banho. Os pontos geralmente são internos, com fio cirúrgico absorvível. Se forem usados pontos externos , eles serão removidos no retorno ao consultório.
A incisão e os músculos abdominais podem doer, especialmente, após longos períodos de pé, portanto, o médico irá prescrever um analgésico. Tomar aspirina e outros medicamentos para a dor pode aumentar as chances de sangramento. Certifique-se de tomar apenas os medicamentos recomendados.
Andar a pé e executar movimentos limitados poderão ser incentivados, mas a atividade extenuante deverá ser evitada. O médico irá instruír sobre quando poderá voltar ao trabalho e retomar suas atividades normais.
Entre em contato o médico para relatar qualquer uma das seguintes opções:
Após a cirurgia, o médico poderá fornecer instruções adicionais ou alternativas, dependendo da situação particular do paciente.